Meu Primeiro Bairro

Grupo Escolar Romão Puiggari - 1898

Meu Primeiro Bairro

Meu Primeiro Bairro – Foi o Brás (Rua Carneiro Leão).

Esta Foi a minha primeira escola – Escola estadual Romão Puiggari. Projetada em 1894, é um dos três primeiros colégios públicos construídos na capital.

O Primeiro Grupo Escolar do Braz (Romão Puiggari) foi criado por decreto de 8 de agosto de 1898, e instalado no dia 15 do mesmo mês e ano, em prédio de propriedade do Estado. Situado na avenida Rangel Pestana, o grupo recebia, anualmente, segundo o Anuário do Ensino do Estado de São Paulo de 1907/1908, matrículas de 700 a 800 alunos, de ambos os sexos. O seu primeiro diretor foi o professor Mario de Arantes, logo substituído pelo professor Francisco Pinto e Silva.

Grupo Escolar Romão Puiggari - 2010

Grupo Escolar Romão Puiggari - 2010

Grupo Escolar Romão Puiggari

Berço dos imigrantes

O Primeiro Grupo Escolar do Brás, hoje conhecido como E.E. Romão Puiggari, foi construído para atender os imigrantes espanhóis, italianos e portugueses que moravam no bairro. “Eles diziam que queriam aprender o brasileiro na escola”, conta Maria Luíza Pedreira, ex-aluna e hoje professora da escola. Símbolo da miscigenação no início do século, ainda hoje a escola recebe alunos de diferentes países como Bolívia e Coréia, filhos dos trabalhadores e donos das oficinas de costura que se instalaram na região.

Na história do prédio há relatos de poucas alterações na estrutura original, entre elas a substituição da escadaria original de madeira, destruída em um incêndio em 1926. O que realmente mudou foram os arredores da escola e os costumes da comunidade. Andrea Severino, diretora e também ex-aluna, conta que na época em que estudou por lá era costume as mães acompanharem seus filhos até o portão de entrada. “Havia também um túnel, que passava por debaixo da Avenida Rangel Pestana, para que os estudantes atravessassem em segurança”, comenta.

Se você gostou deste artigo, por favor considere compartilhá-lo!
Icon Icon Icon

Posts Relacionados